5 dicas para melhorar o posicionamento dos produtos no PDV

5 dicas para melhorar o posicionamento dos produtos no PDV

O Ponto de Venda (PDV) é um componente crítico de qualquer lançamento de produto bem sucedido. É o local onde mais de 70% dos clientes tomam a decisão de fazer uma compra, e é também a última chance de causar uma boa impressão. 

Se seu produto estiver mal posicionado no PDV, isso pode significar a diferença entre um lançamento bem sucedido e um flop, e é por esse motivo que é tão importante assegurar que seu produto seja apresentado da melhor maneira possível no Ponto de Venda. 

Nós separamos 5 dicas para te ajudar a melhorar o posicionamento de seu produto no PDV e maximizar seu potencial de vendas através do Trade Marketing.


Considere as necessidades do cliente

Os clientes em geral estão procurando produtos que satisfaçam suas necessidades. Quando você estiver fazendo seu estudo de mercado, analise o perfil do seu público alvo e seus padrões de compra, assim é possível entender como posicionar seu produto da melhor forma, procure descobrir o que o seu shopper está tentando resolver, qual o caminho ele irá percorrer dentro das lojas. 

Isto o ajudará a encontrar uma maneira única de apresentar sua marca como a opção ideal para a necessidade do shopper, além de permitir identificar os pontos mais estratégicos para expor seus produtos. Quando você selecionar uma categoria e os melhores pontos para seus produtos no PDV, considere também as possíveis formas de incentivar as chamadas compras por impulso. 

Se a sua exposição nas gôndolas for projetada para ajudar as pessoas a encontrar mais rapidamente o que procuram ou então se recordarem de algo que eles não pretendiam comprar no momento mas ainda assim necessitam, o seu desempenho no PDV será cada vez melhor!

 

Utilizar estratégias de Merchandising

Enquanto uma venda está acontecendo, há uma mina de ouro de informações e estímulos que você pode usar para melhorar seu posicionamento e a percepção do shopper sobre o seu produto. Este também é o melhor momento para observar como os clientes estão interagindo com seu produto e ver se há maneiras de melhorar ainda mais seu posicionamento no PDV.

Aproveite estas oportunidades para coletar dados e obter informações sobre como eles estão pensando em seu produto. Você pode utilizar ferramentas digitais para obter feedbacks sobre seu desempenho em loja e com isso, definir as melhores estratégias de merchandising para utilizar no seu ponto de venda. 

Você pode fazer uso de materiais de visual merchandising, técnicas de cross merchandising, exposições temáticas para datas sazonais, exposição nos hot points e em pontos extras, e é claro, não se esquecer de caprichar na layoutização e no abastecimento das gôndolas. 

 

Utilizar ferramentas e tecnologias digitais

Há muitas novas tecnologias que podem ser usadas para melhorar o posicionamento de seu produto no PDV. Muitas dessas tecnologias estão disponíveis como aplicações móveis, tornando muito mais fácil coletar informações sobre o posicionamento, abastecimento e desempenho em geral dos produtos no PDV. 

Além disso, alguns aplicativos servem também para tornar sua relação com os shoppers mais interativa e envolvente, você pode usar esse tipo de ferramenta digital ou mesmo as mídias sociais para interagir com os clientes antes que eles cheguem ao PDV. Por exemplo, é possível lançar uma campanha de marketing que inclui demonstrações de produtos, vídeos e imagens de seu produto em uso, preços ou uma oferta especial. 

Sendo assim, através da tecnologia você pode economizar muito tempo na hora de acompanhar dados do PDV, além de obter relatórios para facilitar a adaptação das suas estratégias e até mesmo se envolver com os clientes de maneira mais próxima para potencializar o desempenho da sua marca sem estar necessariamente em loja.


Utilizar demonstrações de produtos

Uma demonstração ou degustação é uma ótima maneira de colocar os seus produtos em destaque no PDV. As chamadas ações de live marketing são oportunidades de colocar seu produto em contexto e ajudar o cliente a visualizar como ele pode ser usado em um cenário da vida real, fortalecer seu vínculo com seus clientes atuais, além de servir também como um “test drive” para aqueles que ainda não conhecem seus produtos, permitindo assim um início de relação entre cliente e marca muito mais eficiente.

Você pode mostrar como seu produto funciona, o que ele pode fazer e como ele pode beneficiar o cliente. Ao demonstrar seu produto, você também pode estimular sensações nos clientes, abordar quaisquer preocupações que eles possam ter, tirar dúvidas e contar de forma mais interativa a origem dos seus produtos, valores e propósitos da marca.

Tudo isso ajuda a fortalecer ainda mais seu vínculo com o shopper e pode colocar seu produto sob uma luz positiva ajudando os clientes a enxergar sua marca como a solução ideal para suas necessidades.


Investir em profissionais de Trade Marketing 

O Trade Marketing é uma parte fundamental da estratégia de vendas de qualquer empresa. Essa é a área responsável pela promoção e venda de produtos e ajuda a determinar as melhores técnicas de execução e de posicionamento no PDV para alcançar efetivamente seu público alvo. 

Atualmente, existem no mercado excelentes profissionais de Trade Marketing e Merchandising  para ajudar sua empresa a atingir seus objetivos, porém com a demanda por especialistas na área cada vez mais alta, investir na contratação própria nem sempre é algo viável, devido aos altos custos de salários e benefícios. 

Sendo assim, se você busca aproveitar todos os benefícios que esses profissionais podem oferecer para promover sua marca com custos mais atrativos, uma agência Full Service em Trade Marketing  como a SOS PDV é a solução ideal. Com essa mão de obra altamente especializada, você será capaz de criar campanhas eficazes que atinjam seu shopper e garantir que as melhores estratégias sejam de fato aplicadas no seu ponto de venda. 


Comece agora mesmo a projetar as melhores estratégias para melhorar seu posicionamento no Ponto de Venda, fale com um consultor!


Contrate Nossos Serviços !