O poder do Market Share para as empresas
A indústria alimentícia é um dos setores mais importantes no mundo. Apesar disso, para muitas indústrias é um desafio manter a lucratividade e a garantia do aumento de market share.
O "market share" ou "participação de mercado" é a fatia de vendas, clientes e lucros que pertence a sua empresa no mercado, ou seja, é uma métrica de marketing que determina a participação da empresa em determinado segmento ou canal. Então, quanto maior for a sua parte, mais próximo você estará da liderança e consequentemente melhores serão seus resultados.
O share pode ser a área ocupada por um produto em uma gôndola ou em uma região geográfica onde o produto está.
Diariamente as empresas estão disputando essa quota no mercado tentando conquistar mais espaço para crescer e mostrar o quão forte é em seu segmento.
Neste artigo, abordaremos alguns aspectos importantes do market share, e o seu impacto no mercado. Acompanhe conosco!
O market share impacta nos resultados?
O market share é um dos mais importantes indicadores para mostrar o desempenho de uma organização, pois mostra sua força diante da concorrência, a fidelização dos clientes e os resultados das ações de marketing.
Esse indicador ajuda também a visualizar as movimentações de novas empresas que impactam diretamente seu business. Como outros KPIs, o market share não pode ser analisado isoladamente, é preciso juntar com outros referenciais, como por exemplo: o ticket médio, a taxa de conversão e o índice de engajamento; e depois de analisado, conseguimos uma visão ampla das fraquezas, ameaças, pontos fortes ou oportunidades de crescimento da empresa.
Por também se tratar de uma participação no mercado em relação a preferência dos clientes por uma marca, o market share gera impacto no financeiro e nas vendas da empresa, ou seja, quanto maior for a preferência dos clientes em relação a sua marca, maior será o seu lucro e resultados obtidos.
Um baixo market share indica que a empresa tem poucas vendas, o que significa que as vendas do segmento estão indo para os concorrentes. Isso não sugere que o shopper não está interessado no produto, mas que a empresa não está conseguindo atrair ou fazê-lo comprar.
Em contrapartida, um alto market share como já dissemos, tem mais chances de obter melhores resultados e retornos financeiros. Mas vamos para "a pergunta que não quer calar":
Como aumentar o market share?
Um dos principais pontos é a fidelização, ou seja, quando os consumidores possuem experiências positivas com a marca, eles mantêm e reforçam o desejo de compra dos produtos daquela empresa. Além de recomendar aquela marca para outros consumidores.
De acordo com a pesquisa realizada pela Bain & Company, aumentar a taxa de retenção de consumidores em apenas 5%, eleva a lucratividade em até 95%.
Além de potencializar o aumento do market share, fidelizar os shoppers traz outras vantagens também, como por exemplo: aumentar o ticket médio, agregar valor à marca, conquistar novos clientes através dos já fidelizados e estimular a interação e a criação de conteúdos positivos em redes sociais sobre o produto e a marca.
Outro ponto muito importante é o posicionamento do produto no pdv. O posicionamento dos produtos é o lugar que determina a melhor maneira de comercializar e atrair o shopper para a compra o produto.
Através da organização das gôndolas de mercado e os níveis de visibilidade, determinamos alguns fatores que facilita o sell-out.
Os itens que ficam na altura dos olhos são os que têm maior saída e um forte apelo aos olhos, o que favorece a compra por impulso, além do consumidor não precisar fazer esforço para pegar no alto ou agachar. Porém, tudo é analisado e pensado de acordo com o público alvo, por exemplo se tratando de uma criança em que o produto ficaria no nível abaixo da cintura de um adulto.
Sku's que ficam nas gôndolas de check-in (próximas ao caixa de pagamento), costumam se tornar irresistíveis aos olhos dos consumidores.
Para garantir o sucesso nas vendas e aumentar o seu market share com a estratégia correta, personalizada e pensada em cada detalhe; ter um promotor exclusivo de vendas no seu pdv é a melhor solução para a sua empresa. Com esse profissional pensando e trabalhando somente para a sua marca, você garante o melhor posicionamento e um pdv criativo que chame muita atenção do consumidor.
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