Tendências do Trade Marketing para a Copa
Em um ano onde a alta da inflação e dos juros causou mudanças significativas no comportamento do consumidor, o momento tão esperado pelo varejo se aproxima. O segundo semestre costuma ter índices de vendas melhores em relação ao primeiro devido às típicas datas sazonais do comércio como a Black Friday e as festividades de Natal e Ano Novo.
Em 2022 um outro evento gera uma alta expectativa para o varejo, a Copa. Uma pesquisa realizada pela Nielsen aponta que 79% dos mercados globais estão entusiasmados com o evento. No Brasil, o país do futebol, não se trata apenas do esporte em si, mas é também um símbolo de união e confraternização, o que ajuda a aumentar as expectativas.
Mesmo com certa cautela devido à inflação, a Associação Brasileira do Varejo (ABV) estima um possível aumento de até 12% nas vendas durante esse período, isso indica que diversos setores do varejo serão impactados positivamente pela Copa. Com isso, para ampliar ainda mais suas oportunidades de vendas é preciso se atentar à importância das estratégias de Trade Marketing e Merchandising e apostar em um bom planejamento das ações voltadas para o PDV.
Quais áreas estarão em evidência durante a Copa esse ano?
Segundo um levantamento da Meta Foresight, 84% dos brasileiros afirmam que acompanharão o evento. Além disso, 73% dos entrevistados também afirmam que comprarão algo durante esse período, sendo as categorias que mais aparecem:
● Roupas e acessórios: 60%
● Carnes para churrasco: 56%
● Bebidas alcoólicas: 55%
● Petiscos e salgadinhos: 51%
● Chocolates e sobremesas: 39%
Outras áreas não apontadas na pesquisa também podem se beneficiar dessa grande movimentação, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas no PDV para obter esses resultados como por exemplo, optar por um posicionamento estratégico de pontos extras e utilizar técnicas de Cross Merchandising.
Confira algumas dicas para se preparar e aumentar suas vendas durante a Copa.
● Prepare-se previamente para a transmissão dos jogos tendo uma boa gestão de estoque e abastecimento do PDV, assim você garante a disponibilidade dos seus produtos para o shopper e um posicionamento estratégico.
● Realize ações promocionais em dias específicos, oferecer descontos ou pacotes promocionais no dia de um jogo importante pode te ajudar a impulsionar um produto específico ou mesmo fortalecer o relacionamento entre cliente e marca.
● Utilize materiais de visual merchandising para tornar o PDV mais atrativo, é interessante também investir em execuções temáticas relacionadas aos jogos
Existem diversas outras estratégias de trade marketing que podem ser utilizadas para impulsionar as vendas durante a Copa, a forma mais eficiente de garantir que essas sejam realmente aplicadas de forma eficiente e assertiva é optando por uma equipe especializada na gestão do ponto de vendas.
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