Quais são as principais ações e serviços do Trade Marketing?

Quais são as principais ações e serviços do Trade Marketing?

O Trade Marketing é uma área ampla que ajuda na integração entre as visões estratégicas do Marketing e resultados do Comercial.

Através da análise dos comportamentos do shopper, seus hábitos de consumo e preferências, o trade possibilita a criação de estratégias melhor direcionadas no PDV para potencializar os resultados das ações de marketing e comerciais.

Muitas dessas estratégias estão relacionadas ao merchandising e ao ponto de vendas e para facilitar o entendimento das funções do Trade Marketing vamos conhecer algumas das principais ações e serviços da área.

 

Por quais atividades o Trade Marketing é responsável? 

Com o objetivo de tornar a relação entre indústria, redes e shoppers mais próxima e forte, as atividades do trade ajudam a orientar o modo como essas relações devem ser conduzidas para atingir os melhores resultados.

Sendo assim, essas são algumas das atividades que podem ser realizadas pela área do trade:

  • Conduzir pesquisas relacionadas ao ponto de vendas e aos hábitos de consumo dos shoppers para entender melhor o público-alvo;
  • Realizar a gestão completa do PDV, com o acompanhamento de estoque e abastecimento dos produtos;
  • Traçar estratégias para tornar a exposição da marca mais atrativa para o shopper, como por exemplo, a utilização de materiais promocionais e itens decorativos;
  • Promover a aproximação entre cliente e marca através de ações de degustação e/ou demonstração

.          

Quais serviços podem ser realizados pelo Trade Marketing? 

Podemos dizer que o Trade Marketing está presente em todos os estágios do processo de venda, pois atua tanto na relação entre a indústria e os canais de distribuição, como nas relações com os clientes.

Para desempenhar suas atividades de maneira efetiva, o trade pode prestar diversos serviços, desde as partes estratégicas e de planejamento até as operacionais das ações.

Sendo assim, vamos conhecer alguns dos principais serviços que podem ser realizados pela área:

  • Planejamento de ações voltadas para os canais de vendas e distribuição dos produtos;
  • Recrutamento e capacitação de novos profissionais para atuarem no PDV;
  • Treinamentos de capacitação para equipes próprias das indústrias conforme suas necessidades e expectativas;
  • Gerenciamento das equipes de campo;
  • Gerenciamento de sistemas para a coleta de dados do ponto de venda;
  • Análise de dados e construção de relatórios relacionados às informações coletadas em campo;
  • Acompanhamento das operações logísticas;
  • Gerenciamento das execuções e do desenvolvimento de ações no PDV;
  • Criação de ações promocionais para fortalecimento da marca, lançamento de produtos, etc.

 

Com tantas opções e vantagens proporcionadas pelo Trade Marketing, fica muito claro o quanto essa área é fundamental para garantir o sucesso das indústrias nos pontos de vendas. Sendo assim, é importante saber quais orientações seguir para colocar essa estratégia em ação da melhor forma possível.

 

Como colocar em prática as estratégias de Trade Marketing?

 O primeiro passo para começar a trabalhar o trade na sua empresa é realizar o alinhamento das expectativas. Saber quais objetivos deseja alcançar a curto, médio e longo prazo, para então analisar as reais necessidades do PDV e assim poder traçar objetivos concretos, que estejam de acordo com os dados levantados.

Além disso, para compreender as particularidades e necessidades específicas de cada canal de distribuição, antecipar possíveis problemas e encontrar as melhores estratégias e oportunidades, é preciso contar com profissionais capacitados e com alta expertise de mercado.

Nem sempre é possível manter esse planejamento internamente, seja pela demanda de tempo ou mesmo pelos custos de manutenção das equipes. Por esse motivo, uma das formas mais fáceis e assertivas de implementar uma estratégia de Trade Marketing é optar pela parceria com uma agência especializada.

Uma empresa como a SOS PDV possui profissionais altamente capacitados para aplicar as melhores estratégias desde o planejamento até a execução no ponto de venda, isso te ajuda a ganhar tempo na implementação e começar ainda mais rápido a usufruir dos benefícios do Trade Marketing.

 

Fale com um consultor e comece a planejar os próximos passos da sua empresa!


Contrate Nossos Serviços !