O que é Trade Marketing? Conheça os benefícios dessa área!

O que é Trade Marketing? Conheça os benefícios dessa área!

O Trade Marketing envolve vários setores empresariais e engloba aspectos diversos. Por ser uma área muito ampla, algumas vezes pode confundir até mesmo os profissionais da área quando tentam chegar em uma definição.

Mas afinal, o que é Trade Marketing?


Conceitos e definições de Trade Marketing

A definição de “Trade Marketing” tem sua origem na língua inglesa, onde a palavra “trade” pode ser traduzida literalmente como “troca”, e normalmente está associada a uma troca comercial.

De forma resumida, podemos dizer que o Trade Marketing é uma estratégia que funciona como ponte entre a visão de longo prazo do Marketing e os resultados imediatos da área Comercial.

Ele analisa o comportamento do consumidor, suas preferências e hábitos de consumo, e traça estratégias para ajustar e potencializar as ações de marketing e comerciais, o que faz com que seja uma ferramenta extremamente útil para as indústrias.

É importante saber que, apesar de englobar também o merchandising, a função do trade vai muito além das técnicas focadas na apresentação dos produtos no ponto de venda. Tornar os produtos mais atrativos para o shopper é sim uma das preocupações do Trade Marketing, no entanto, essa área também é fundamental para o bom relacionamento comercial entre as indústrias e os representantes dos atacados e varejos.


Quais os benefícios do Trade Marketing para as indústrias?

Como o trade marketing atua diretamente no relacionamento com o shopper e também no relacionamento com os canais de distribuição, ele se torna uma estratégia extremamente benéfica para todas as partes envolvidas no processo de compra.

Isso acontece porque o contato direto entre cliente e marca causa sensações e experiências que ajudam a tornar essa relação mais próxima e agradável, o que contribui para o aumento das vendas e auxilia também na hora de atingir o público alvo desejado.

Confira algumas das principais vantagens em aplicar uma estratégia de Trade Marketing no seu ponto de vendas:


Ajuda na divulgação do produto

Os canais de distribuição (direto e indireto) não são apenas um local de vendas, mas também um canal de divulgação de produtos e marcas, e por esse motivo é extremamente importante cuidar não só da apresentação do seu produto, como também do relacionamento com a rede.

Dessa forma, além da exposição dos itens nas gôndolas, é possível que eles sejam divulgados em outros meios de comunicação do distribuidor, como redes sociais, propagandas de tv ou materiais impressos. Isso ajuda na construção da marca e também a reforçar a credibilidade dos seus produtos.


Fortalecimento da marca

Como vimos no item anterior, a associação de um produto a uma rede renomada pode ajudar no fortalecimento da marca. Isso acontece pois a mercadoria será vista por shoppers em potencial sempre que eles estiverem em loja, além dos outros meios de divulgação.

Por esse motivo, aos poucos, o shopper acaba se sentindo mais atraído a experimentar o produto, o que ajuda a gerar até mesmo a  possibilidade de uma compra por impulso.


Promove o relacionamento entre cliente e marca

As ações de trade influenciam o shopper em diversos aspectos, pois facilitam a tomada de decisão. Com as estratégias certas, a experiência de compra no ponto de venda pode se tornar muito mais agradável e atrativa. 

Elementos sensoriais como os de visual merchandising ou de marketing olfativo ajudam a estabelecer um maior vínculo entre o shopper e a marca e estimulam a compra dos produtos. Além disso, a própria disponibilidade deste produto em seu ponto natural, precificado corretamente e bem exposto, podem ser grandes aliados na hora de impulsionar as vendas de forma geral.


Aumento de vendas no canal de distribuição

O consumidor se sente mais estimulado a realizar uma compra quando há uma maior oferta de produtos na gôndola. A boa disposição dos itens, localização estratégica como pontos extras, utilização de materiais de visual merchandising, bem como a realização de ações de demonstração ou degustação, são técnicas de trade marketing que podem ser utilizadas pelas indústrias para aumentar esse estímulo, e com isso impulsionar as vendas.

Assim, não só a indústria fabricante é beneficiada com um maior sell-in, mas também a rede com o aumento das vendas.


Agora que você já sabe o que é Trade Marketing e quais os seus benefícios, saiba que para aplicá-lo com sucesso na sua empresa, é preciso criar parcerias estratégicas, com profissionais capacitados e uma equipe operacional treinada para executar as técnicas de forma eficiente no PDV.

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