Como fazer a seleção da equipe ideal para trabalhar seu produto no PDV?

Como fazer a seleção da equipe ideal para trabalhar seu produto no PDV?

O PDV (Ponto de venda) é uma parte importante da estratégia de vendas de qualquer negócio. É onde a marca tem contato direto com o cliente e tem a responsabilidade de atrair, ofertar uma boa experiência de compra e claro, gerar volume de vendas.

Para alcançar bons resultados no ponto de venda, deve existir um trabalho contínuo de gestão que considere a localização do PDV, organização interna, ações de merchandising, tecnologias a serem utilizadas para seu funcionamento e claro, equipe local.

Os promotores de venda, que são os profissionais que atuam no PDV, têm um papel primordial para os resultados. Eles atuam comunicando a marca para o potencial cliente e podem influenciar ou não a decisão de compra desse cliente.

São os promotores que colocam em prática grande parte das estratégias de Trade Marketing, como a demonstração de produtos, manutenção de expositores, reposição dos itens nas prateleiras, etc.

Portanto, selecionar profissionais qualificados faz toda a diferença nos resultados que a empresa irá obter no PDV.

Mas, como fazer a seleção da equipe ideal para trabalhar seu produto no PDV? A seguir, te damos algumas dicas baseadas na experiência da SOS PDV.

Dicas para selecionar a equipe do PDV

A principal dúvida da maioria das empresas é sobre contratar profissionais com ou sem experiência. Porém, esse fator não é o mais relevante, até porque qualquer profissional contratado precisará receber capacitação para atuar representando a marca. A qualificação periódica da equipe faz muita diferença nos resultados.

Mas, então, o que avaliar na hora de contratar?

  • Iniciativa – A iniciativa e a proatividade são qualidades que devem ser priorizadas. Isso porque, o profissional precisa decidir sozinho quando é momento de repor os produtos, quando é preciso abordar o shopper que está indeciso, dentre outras situações que exigem essa prontidão;
  • Organização – Um promotor desorganizado deixará o PDV desorganizado e isso afasta as chances de vender. Priorize por profissionais que tenham bons hábitos de organização como uso de relatórios e checklists e ainda, que lide bem com rotina.
  • Comunicação – Os profissionais que estão no PDV vão estar falando diretamente com os potenciais clientes da marca, portanto, é importante que eles tenham uma boa articulação para dialogar, solucionar as dúvidas do shopper e oferecer o produto;
  • Comprometimento – Cumprir horários, manter o ambiente limpo e organizado, respeitar o planograma, responsabilidade com o trabalho em equipe, tudo isso será possível com colaboradores que realmente se comprometem com o trabalho a ser executado.

Como encontrar profissionais com essas qualidades?

Sempre que for realizar a contratação de novos colaboradores, capriche na ação de marketing que irá divulgar a vaga. Deixe bem claro nos materiais de divulgação qual é o perfil de profissional que a empresa está buscando.

Além disso, é de suma importância dedicar tempo à seleção, realizar entrevistas e aplicar testes, caso necessário.

Se a sua empresa está em busca de profissionais qualificados para atuar no PDV, a SOS PDV conta com um time de profissionais capacitados para representar a marca nos pontos de vendas.

Contratando nossos serviços, você economiza tempo e dinheiro, e ainda consegue obter equipes de alto nível para representar a sua marca com a qualidade que ela merece.

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