Importância do posicionamento dos produtos em períodos sazonais

Importância do posicionamento dos produtos em períodos sazonais

Já falamos aqui sobre estratégias para criar ações promocionais de sucesso em períodos sazonais. Agora, o foco é tratar diretamente do posicionamento dos produtos nas gôndolas e como isso pode influenciar as vendas durante esses períodos quentes do mercado.

As datas sazonais são excelentes oportunidades para aumentar a lucratividade, mas para que isso aconteça é fundamental pensar na comunicação do PDV para atrair a atenção do shopper e influenciar as vendas.

São períodos e datas sazonais a volta às aulas, o carnaval, datas comemorativas como dia das mães e Natal, a chegada de uma nova estação, dia dos namorados, dentre várias outras. Não são todos esses momentos que exigem uma ação especial, é preciso selecionar as datas que têm relação com cada negócio e com o tipo de produto que trabalha.

Estudar e entender o comportamento de compra do público-alvo da marca é o primeiro passo para entender com quais produtos trabalhar na sazonalidade.

Como lidar com produtos sazonais?

São produtos sazonais aqueles que estão na mira do consumidor durante os eventos e datas comemorativas. No período do carnaval, por exemplo, existe um pico de vendas para fantasias, no dia das mães, fazem à frente os produtos femininos e o mesmo ocorre com as demais datas.

Portanto, cada empresa deve selecionar quais produtos destacar em cada data e posicioná-los de modo que a localização seja favorável à compra.

Qual a importância do posicionamento dos produtos sazonais?

Uma boa distribuição dos produtos dentro da loja é fundamental para que eles fiquem visíveis. Utilizar os pontos de maior impacto, que são aqueles onde a visualização é mais fácil, aumenta significativamente as chances de vender.

Esse posicionamento ideal estimula as compras por impulso. Mesmo quando o cliente não está procurando pelo item, pode decidir levá-lo. E se ele estiver procurando, quanto melhor for essa localização, maiores são as chances de vender.

Dicas para posicionar seus produtos sazonais

  • Selecione itens que realmente tenham relação com a data comemorativa ou evento em questão;
  • As gôndolas que ficam nas extremidades são o primeiro contato visual do shopper dentro da loja, sendo pontos interessantes para impactar e influenciar a compra;
  • Pontos extras ou zonas quentes, que ficam geralmente na entrada da loja, são uma boa estratégia para esquentar as vendas nesses períodos. Utilize-os, pois eles têm maior visibilidade e ajudam a ampliar o giro de produtos;
  • Prateleiras próximas ao chão, corredores estreitos e áreas de retirada de carrinhos e cestas não são bons locais para posicionar produtos sazonais. Estas são chamadas zonas frias, pois dificilmente irão chamar a atenção do cliente;
  • Invista em ações que estimulem os sentidos, pois isso gera conexão sensorial e emocional com o cliente;
  • Mantenha os produtos em quantidades adequadas, para que fiquem organizados e impactem visualmente;
  • Utilize planogramas para garantir o fluxo ideal dos produtos;
  • Utilize materiais de merchandising para incentivar as compras por impulso.

Você pode contar com o trabalho de uma empresa especializada no assunto para criar estratégias eficientes nos períodos sazonais.

A SOS PDV conta com profissionais altamente qualificados e tem ampla experiência com a organização estratégica de pontos de venda. Oferecemos soluções em trade marketing, merchandising e marketing digital para ajudar o seu negócio a se destacar no mercado.

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