Importância do posicionamento dos produtos em períodos sazonais
Já falamos aqui sobre estratégias para criar ações promocionais de sucesso em períodos sazonais. Agora, o foco é tratar diretamente do posicionamento dos produtos nas gôndolas e como isso pode influenciar as vendas durante esses períodos quentes do mercado.
As datas sazonais são excelentes oportunidades para aumentar a lucratividade, mas para que isso aconteça é fundamental pensar na comunicação do PDV para atrair a atenção do shopper e influenciar as vendas.
São períodos e datas sazonais a volta às aulas, o carnaval, datas comemorativas como dia das mães e Natal, a chegada de uma nova estação, dia dos namorados, dentre várias outras. Não são todos esses momentos que exigem uma ação especial, é preciso selecionar as datas que têm relação com cada negócio e com o tipo de produto que trabalha.
Estudar e entender o comportamento de compra do público-alvo da marca é o primeiro passo para entender com quais produtos trabalhar na sazonalidade.
Como lidar com produtos sazonais?
São produtos sazonais aqueles que estão na mira do consumidor durante os eventos e datas comemorativas. No período do carnaval, por exemplo, existe um pico de vendas para fantasias, no dia das mães, fazem à frente os produtos femininos e o mesmo ocorre com as demais datas.
Portanto, cada empresa deve selecionar quais produtos destacar em cada data e posicioná-los de modo que a localização seja favorável à compra.
Qual a importância do posicionamento dos produtos sazonais?
Uma boa distribuição dos produtos dentro da loja é fundamental para que eles fiquem visíveis. Utilizar os pontos de maior impacto, que são aqueles onde a visualização é mais fácil, aumenta significativamente as chances de vender.
Esse posicionamento ideal estimula as compras por impulso. Mesmo quando o cliente não está procurando pelo item, pode decidir levá-lo. E se ele estiver procurando, quanto melhor for essa localização, maiores são as chances de vender.
Dicas para posicionar seus produtos sazonais
- Selecione itens que realmente tenham relação com a data comemorativa ou evento em questão;
- As gôndolas que ficam nas extremidades são o primeiro contato visual do shopper dentro da loja, sendo pontos interessantes para impactar e influenciar a compra;
- Pontos extras ou zonas quentes, que ficam geralmente na entrada da loja, são uma boa estratégia para esquentar as vendas nesses períodos. Utilize-os, pois eles têm maior visibilidade e ajudam a ampliar o giro de produtos;
- Prateleiras próximas ao chão, corredores estreitos e áreas de retirada de carrinhos e cestas não são bons locais para posicionar produtos sazonais. Estas são chamadas zonas frias, pois dificilmente irão chamar a atenção do cliente;
- Invista em ações que estimulem os sentidos, pois isso gera conexão sensorial e emocional com o cliente;
- Mantenha os produtos em quantidades adequadas, para que fiquem organizados e impactem visualmente;
- Utilize planogramas para garantir o fluxo ideal dos produtos;
- Utilize materiais de merchandising para incentivar as compras por impulso.
Você pode contar com o trabalho de uma empresa especializada no assunto para criar estratégias eficientes nos períodos sazonais.
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