Por que investir em ações de trade marketing sazonais?

Por que investir em ações de trade marketing sazonais?

Se a sua empresa ainda não investe em ações de trade marketing sazonais está perdendo a oportunidade de aumentar as vendas nesses períodos.

Quando falamos em sazonalidade estamos nos referindo às atividades comerciais com apelo temporário, que de modo geral, ocorrem em datas ou períodos cíclicos anuais, como:

  • Datas comemorativas (Dia das mães, Dia dos Namorados, Natal, Dia das crianças, etc.);
  • Eventos (Copa do mundo, Carnaval, Olimpíadas, etc.);
  • Entrada das estações (primavera/verão, outono/inverno);
  • Volta às aulas;
  • Black Friday;
  • Dia do Consumidor;
  • Outros eventos e datas que atinjam grande público.

Tais datas e eventos estimulam o desejo de compra no público e podem alavancar a receita tanto das empresas distribuidoras quanto nos pontos de vendas.

A grande maioria dos consumidores se organizam financeiramente para essas datas, a fim de aproveitar a maior demanda de produtos e, principalmente, a melhor oferta de preços.

O foco das ações do trade marketing nesses momentos é suprir as necessidades momentâneas dos consumidores e para que isso seja possível, as ações devem ser planejadas de forma antecipada.

É legal lembrar que nem todas as datas e eventos servem para todas as marcas e produtos, ao planejar as ações anuais, é preciso levar em consideração esse fator e selecionar as oportunidades adequadas de acordo com o público-alvo de cada negócio.

A seguir, nós trouxemos algumas dicas que podem ajudar sua marca a aproveitar a sazonalidade para ampliar as vendas e alavancar a lucratividade.

Como aproveitar a sazonalidade?

Embora a sazonalidade representa por si só uma excelente oportunidade de vender, o planejamento antecipado das ações de trade marketing é de suma importância para alcançar bons resultados.

Nesse planejamento, algumas dicas podem ajudar:

Estude o público-alvo

Colete o máximo possível de informações a respeito do comportamento de compra do shopper. Isso ajudará a entender o que pode funcionar melhor nessas épocas e evitar a falta ou sobra de produtos no estoque e nas prateleiras.

Escolha os produtos certos

Avalie quais são os produtos com maior demanda em cada época do ano. Manter um acompanhamento detalhado e contínuo vai facilitar na hora de selecionar quais os melhores para cada ocasião.

Chame a atenção do shopper

Defina quais serão as estratégias utilizadas para chamar a atenção do público-alvo. Primeiramente, é bom lembrar que a organização adequada do pdv é primordial para atrair os olhares dos clientes.

Além disso, decorar o pdv, criar campanhas promocionais, usar gatilhos mentais, promover degustação e demonstração de produtos, realizar sorteios, oferecer descontos, dentre outras ações, são boas ideias para impactar e atrair o shopper.

Qualifique os promotores ou contrate promotores experientes

A atuação dos promotores é muito significativa nos resultados. São eles que irão colocar em prática o planejamento inicial e garantir a efetividade da estratégia.

O promotor precisa estar atento à movimentação dos clientes, ter respostas prontas para atender as dúvidas do shopper e saber dialogar para conseguir melhorar a experiência de compra e aumentar as vendas.

Ao contratar promotores exclusivos ou compartilhados para a sua marca, conheça o trabalho da SOS PDV. Trabalhamos com as duas modalidades de contratações, além de oferecer outros serviços especializados de trade marketing, marketing promocional e marketing digital.

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