Tudo sobre merchandising

Tudo sobre merchandising

Merchandising nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair a atenção do shopper e aumentar as vendas.

Quando você trabalha na identidade visual do seu negócio, organiza as prateleiras e cria ações promocionais para vender mais em datas comemorativas, está fazendo merchandising!

Mas, você sabe quando e onde surgiu esse conceito? Sabe diferenciar os tipos existentes? A seguir, nós te explicamos tudo sobre esse assunto.

O que é merchandising?

Chamamos de merchandising o conjunto de técnicas aplicadas com a finalidade de tornar um produto, serviço ou uma solução mais interessante para o consumidor, de modo a gerar lucro para a empresa.

Na visão de alguns teóricos como Philip Kotler, se refere às operações efetuadas no PDV que visam colocar o produto certo, na quantidade certa, no tempo certo, com o preço certo e a melhor apresentação visual possível, dentre de uma exposição correta.

Resumindo, são todos os esforços feitos para valorizar o produto e atrair a atenção do shopper.

Origem do termo

O termo merchandising é uma variação dos termos franceses merchand e merchandiser, que significam mercadoria e negociante. É por isso que é muito comum ouvir a frase “fazer um merchan” quando alguém se refere a criar uma ação de merchandising.

Ao pé da letra, a tradução seria “negociação”, mas seu conceito é um pouco mais amplo.

O merchandising como é conhecido atualmente, se intensificou na década de 30, quando surgiu nos Estados Unidos o autosserviço. Na época, lojinhas com balcão começaram a entender que as prateleiras faziam sucesso e que as mercadorias que estavam expostas saíam mais do que aquelas que não eram expostas, o que iniciou pesquisas na área.

Depois de alguns anos, começaram a surgir os primeiros supermercados e o merchandising passou a ser feito com o objetivo de destacar as mercadorias e promover os produtos.

Principais tipos de merchandising

Visual merchandising

Se refere a identidade visual e envolve as cores, a logo, a tipografia e todos os outros elementos utilizados para moldar a imagem da marca e comunicá-la ao público-alvo.

O visual é de extrema importância para gerar conexão com a persona e por isso, deve ser criado com base nos seus gostos e estilo.

Falando do estabelecimento físico em si, a identidade visual pode estar presente nas cores, na fachada, na organização da loja, na disposição dos produtos nas prateleiras, nas ações promocionais, nos materiais de divulgação e em tudo o que gera conexão visual com o cliente.

Merchandising editorial

Surgiu na década de 30, nos EUA. Inicialmente, foi utilizado pela indústria cinematográfica com o objetivo de promover produtos de uma forma mais sutil do que ocorria nas propagandas da tv. Então, os produtos começaram a fazer parte dos filmes.

De modo geral, esse tipo está relacionado com a parte textual e como o produto é apresentado nos canais externos.

Atualmente, a contratação de influenciadores digitais para falar bem do produto, é uma das estratégias mais comuns desse tipo de merchandising.

Merchandising no PDV

Se refere ao conjunto de ações realizadas na loja física com o objetivo de atrair os clientes e aumentar as vendas. Compreende tanto a identidade visual quanto a organização dos produtos.

Merchandising de varejo

Compreende ações que visam seduzir o cliente, mostrando a ele que terá vantagens com a compra. Exemplos são promoções, fornecimento de brindes, sorteios, cupons de desconto, programas de fidelidade e outras campanhas.

Merchandising digital

Utiliza a internet como ferramenta para realizar ações. Porém, não como na publicidade onde o produto é divulgado de forma direta, mas de forma mais sutil e implícita. Podemos citar novamente o uso dos influenciadores que podem fazer demonstrações do produto sem estar promovendo uma venda em si.

Exemplos de técnicas populares de merchandising

  • Cross-merchandising;
  • Estímulos sensoriais;
  • Decoração de vitrines;
  • Ações promocionais sazonais;
  • Distribuição de brindes;
  • Degustação ou demonstração de produtos.

Como criar boas estratégias de merchandising?

  1. Conheça profundamente o seu público-alvo;
  2. Observe a concorrência;
  3. Tenha uma identidade visual bem definida;
  4. Aproveite a sazonalidade;
  5. Esteja aberto a inovação;
  6. Monitore os resultados;
  7. Tenha um parceiro que entende do assunto, como a SOS PDV.

A SOS PDV conta com um time de profissionais altamente qualificados para colocar em prática estratégias de merchandising de alto nível.

Trabalhamos com ferramentas modernas e utilizamos nossa vasta experiência de mercado para propor soluções personalizadas para cada negócio.

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